Inbound marketing

INBOUND MARKETINGInbound Marketing é a forma de marketing que tem suas ações direcionadas para as necessidades do cliente. Com o Inbound Marketing, você atrai o visitante ao invés de interrompe-lo com propagandas de TV ou popup’s enquanto ele navega.

A atração do cliente é feita usando conteúdos que ajudam ele a resolver problemas ou vislumbrando possibilidades melhores para ele.

O tipo de conteúdo usado para atração de visitantes pode ser postagens no seu blog, e-books, infográficos , webnars, vídeos, etc. Alguns destes conteúdos são oferecidos de forma aberta nos seus canais de comunicação. Para os demais, o seu visitante deve fornecer informações básicas de contato.

Com estas informações é possível manter o relacionamento com o seu futuro cliente, avançando com ele na jornada de compra, sempre enviando conteúdo útil, desenvolvendo a necessidade de compra do seu lead e ajudando ele a escolher o seu produto.

Porque usar Inbound Marketing:

Provar retorno de Investimento (ROI): Com o Inbound marketing você sabe com exatidão quais ações estão trazendo resultado para o seu negócio.

Reduzir custo de aquisição de clientes: Você sabe quanto você investiu para cada novo cliente da sua carteira? Com o marketing digital, o custo de aquisição de clientes é 47% inferior ao marketing tradicional.

Atingir o público certo para o seu negócio: Com a criação de conteúdo personalizado e as ferramentas de marketing digital é possível identificar e acertar o alvo com mais eficiência.

Sob Medida: Com a existência de inúmeras ferramentas e estratégias, o Inbound Marketing possibilita que cada projeto tenha soluções sob medida para atender carências pontuais de marketing na empresa, melhorar as vendas de um determinado produto, automatizar processos etc.

Novas oportunidades: O Inbound Marketing também é feito para melhorar a vendas de quem já compra com você. Através do relacionamento e do conteúdo, é possível aumentar as vendas de quem já é cliente e/ou identificar novas oportunidades.

Crescimento SEO (presença orgânica nos buscadores):  Com a inclusão de novos conteúdos, o seu blog/site ganha autoridade junto aos buscadores melhorando o posicionamento e recebendo mais visitas orgânicas (visitas gratuitas sem investir em campanhas no Google). Esse resultado é vitalício e é melhorado a longo prazo.

Alguns números do Inbound Marketing

  • 38% de crescimento anual do ROI em empresas que utilizam Inbound Marketing
  • 60% das empresas que utilizam Inbound Marketing têm crescimento de ROI até 60% maior
  • Empresas que investem em nutrição de leads conquistam em média 50% mais vendas a um custo 47% menor
  • Custo por lead em Inbound é de R$ 10, enquanto no marketing tradicional é de R$ 19
  • 93% dos processos de compra começam com pesquisa online
  • 58% das empresas no Brasil praticam alguma forma de Inbound Marketing, como blog, mídias sociais ou e-mail marketing
  • 62% das empresas que trabalham com Inbound Marketing aumentam significativamente os investimentos nos anos seguintes
  • 1% das empresas reduziram investimentos em Inbound por causa do fracasso de campanhas
  • Leads gerados por Inbound Marketing conhecem mais a empresas, produtos e serviços em comparação ao marketing tradicional
  • Empresas que têm blog e postam frequentemente têm 19x mais propensão a ter crescimento de ROI.
  • 24% de crescimento anual do ROI em empresas que utilizam apenas marketing tradicional