Descubra como integrar o Google Analytics ao seu site

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Sabemos que o Google Analytics hoje tem uma série de recursos essenciais para o monitoramento de sites que vão desde métricas que mostram a quantidade de usuários que visitam seu site até taxa de rejeição e dados de visitas e comportamentos dentro do seu site. Estes dados são extremamente importantes para avaliar como você pode se tornar mais competitivo dentro do mundo digital  vamos descobrir um pouco mais sobre essa poderosa ferramenta e como integra-la em nossos sites.

 

O que é o Google Analytics?

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo próprio Google que faz o monitoramento de tráfego do seu site, ou seja, ele fornece os dados de quantas pessoas acessaram seu site em um determinado período. Além disso, ele também informa sobre o comportamento do usuário dentro das páginas do seu site.

Saber essas informações é crucial para o sucesso ou fracasso de seu site já que com base nestes dados você pode tornar seu site mais atrativo para seu público.

Alguns dos recursos disponíveis no Google Analytics são: 

  • Origens de trafego – Mostra qual é a fonte dos visitantes do seu site (Google, Facebook, Instagram, sites de terceiros etc);
  • Número total de visitantes;
  • Tempo médio de permanência dos visitantes no site;
  • Visualizações de página;
  • Usuários ativos em tempo real;
  • Exibições de página por minuto;
  • Taxa de rejeição do site.
 

Vantagens do Google Analytics

Agora que você já conhece um pouco da ferramenta é importante que você entenda bem as suas vantagens que são:

  • A ferramenta é totalmente gratuita e de fácil integração;
  • Faz análises quantitativas precisas (número de visitantes no seu site, tempo de sessão, etc);
  • Mostra que tipo de dispositivos seu público mais usa para acessar seu site (PC, smartphone ou tablet) o que permite que você otimize o mesmo para melhor atender sua audiência;
  • Se tratando de ações de marketing, é possível medir o retorno financeiro que uma ação trouxe;
  • Mostra a taxa de rejeição com precisão para que você possa realizar as melhorias necessárias em seu site.

Agora que você já está familiarizado com a ferramenta e suas vantagens, chegou a hora de mostrar como fazer a integração da mesma em seu site. Não se preocupe, a instalação deste poderoso recurso é muito simples de ser feita, vamos tratar aqui de dois tipos de instalação, a instalação por meio de plugins no WordPress e a instalação via código que serve para qualquer tipo de site.

Gerando o código de acompanhamento

Para instalar o Google Analytics é necessário antes gerar o seu código de acompanhamento para isso faça o seguinte:

  • Faça Login na sua conta do Google normalmente como requisitado.
Como configurar o Google Analytics

Em seguida você será direcionado à uma outra página, clique na opção administrador conforme a imagem abaixo:

Como configurar o Google Analytics

Escolha a opção criar conta

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>