Como vender mais nas férias

Publicado em terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Como vender mais nas férias: A maioria das empresas tem uma baixa significativa no faturamento durante o período de férias. Mas esta realidade está mudando para as empresas que estão atentas as estratégias de vendas online.

Com a internet, o consumidor mudou os hábitos de compra, inclusive nas férias onde tradicionalmente o consumo é reduzido, causando impacto positivo nos indicadores de vendas das empresas atentas aos hábitos do consumidor moderno.

Compartilharemos as principais ações que nossos clientes usam para manter as vendas durante os meses de férias e em alguns casos, inclusive com aumento de vendas em relação aos meses anteriores. Vamos lá.

 

Aproveite a disponibilidade

Para alguns segmentos, a jornada de compra é mais longa. Ao longo do ano, isso pode ser uma dificuldade, principalmente para clientes (e para você) que tem uma agenda cheia. Mas, no período de férias você pode aproveitar a disponibilidade maior de tempo dos tomadores de decisão para avançar a negociação de propostas que poderiam demorar para amadurecerem. Procure fazer uma programação com seus prospects para agendar demonstrações mais detalhadas do seu produto, isso deixará a sua proposta ainda mais personalizada, antecipando a compra do seu cliente.

 

Retome propostas antigas

Esse é um hábito comercial que usamos ao longo de todo o ano. Em época de férias, pode ser uma excelente fonte de novos negócios para quem não tem um cronograma de vendas. Periodicamente, entramos em contatos com leads que negociaram projetos conosco, identificando se foi dado seguimento no projeto por outra empresa, se ainda não saiu do papel ou ainda se há uma nova oportunidade. Essa estratégia é garantia de novos negócios!

 

Ofereça condições diferenciadas

Aproveite os produtos com margem de lucro maior e ofereça condições especiais de pagamento. Muitas vezes por uma pequena diferença de preço faz com que seu consumidor adie a compra. Ao ofertar alguns produtos com preços menores que os praticados, faz com que toda sua linha de produtos seja vista pelo seu consumidor, fomentando também a venda de produtos fora da promoção.

 

Apareça para o seu consumidor

São raros os casos de produtos que deixam de procurados em algumas épocas do ano. Mas de fato a procura diminui em diversos segmentos. Por isso, é crucial que a sua empresa seja encontrada quando os compradores estiverem procurando os seus produtos. Uma campanha de links patrocinados no Google é a receita certa para isso (essa dica vale para qualquer época do ano).

 

Apareça para o seu consumidor (parte II)

Ainda sobre ser visto pelo seu consumidor. Outra opção é utilizar a sua rede de seguidores no Facebook, Instagram e outras redes sociais. Faça campanhas pagas também nestes canais. Existem opções avançada que atingem pessoas que não seguiram a sua empresa porém tem os mesmos hábitos de quem já interagiu com a sua marca (pergunte-nos mais sobre o isso)

 

E-mail Marketing

Mantenha seu cliente informado. Aproveite o potencial do e-mail para conversar com seu consumidor, divulgue as aplicações dos seus produtos, mantenha ele informado sobre as novidades, escreva artigos mostrando como suas soluções ajudam ele no dia à dia, Lembre-se sempre de enviar informações que realmente façam a diferença quem recebe, envie informações que sejam úteis e não só uma lista de preços. Não esqueça também que você nunca deve usar uma lista de e-mails comprada.

 

Torra torra

É hora de limpar o estoque, selecione os produtos que estão parados no estoque e faça uma grande promoção com eles, além de reduzir o custo de armazenagem, você garante o aumento do faturamento, além de atrair mais consumidores para o seu site conforme falamos anteriormente.

 

Sazonalidade

Se o seu negócio é sazonal ou tem maior apelo comercial é a hora de aproveitar qualquer oportunidade para isso, foque nas principais fontes de captação de clientes, mesmo se o seu negócio não estiver em períodos de queda de vendas, todas as ações acima devem ser exploradas.

Como vender mais nas férias e no ano todo

Todas as dicas divulgadas neste artigo, são parte de um conjunto de ações que desenvolvemos durante o ano inteiro com nossos clientes.