O que é Landing Page

Landing page ou página de aterrissagem é uma página criada para direcionar o visitante a realizar uma conversão. Ou seja, uma ação que desejamos que ele realize. Pode ser o preenchimento de um formulário, ligação para um número de telefone, entre outros objetos. Normalmente, uma landing page é usada para mostrar um produto ou serviço específico e não todos os produtos e serviços da sua empresa.

Normalmente uma landing page não possui menu de navegação. Isso acontece para deixar como única saída a conversão que você deseja, mantendo o foco do seu cliente na sequencia de informações que você desenhou.

O termo landing page também pode ser aplicado ao se referir a URL de destino(uma área específica do site), mas sem aplicar a estratégia de landing page por completo.

Qual a diferença de um site para uma landing page

Algumas diferenças já falamos no texto, porém a principal diferença é que no seu site institucional ou e-commerce, você apresenta todos os produtos e serviços da sua empresa. Em uma landing page, como já foi falado, as informações são mais resumidas e direcionadas para uma conversão além da landing page ser focada em um ou poucos produtos e serviços.

Conheça alguns exemplos de uso de Landing Page:

  • Download de catálogo;
  • Download de ebook ou outros materiais ricos;
  • Pedido de orçamento;
  • Venda de um curso ou produto único;
  • Assinatura de newsletter.

Lembre-se de segmentar

Não esqueça que a grande vantagem de ter uma landing page é a possibilidade de segmentação. Considerando o uso de landing page em campanhas, você poderá ter anúncios segmentados para diversos públicos e cada público direcionado para uma página específica de um mesmo produto, falando as características que mais esse público procura.  Pense em um carro, por exemplo. Alguns públicos estão buscando performance, outros espaço interno, assim por diante e alguns carros tem todas essas caraterísticas. Ao montar uma campanha, você pode focar em landing pages trabalhando em primeiro plano o benefício que agrada mais cada um dos seus públicos. Veja que estamos falando de um mesmo produto, mas dando usos diferentes para cada público.

Alguns elementos que não podem faltar nas suas landing pages:

Oferta clara – Uma chamada para a ação clara e convidativa. Exemplo: Receba gratuitamente um diagnóstico de marketing digital  para sua empresa.

Design Responsivo – Sua landing page deve funcionar bem em todos os dispositivos, principalmente em celulares onde a usabilidade é mais necessária ainda para receber muitos contatos.

Cores – Não esqueça de usar cores com bom contraste e quebrar um pouco o padrão de cores em botões ou em pontos onde você quer mais atenção.

Formulário – O principal elemento de conversão é o formulário, procure deixar somente os dados que você realmente precisa. Lembre-se que, muitas vezes, esse é o primeiro contato com o seu futuro cliente e, neste momento, você não precisa captar dados desnecessários ou que usará somente quando o cliente for comprar de você. 

Outros pontos de contato: Além do formulário, você pode ter outras opções de contato, como telefone ou botão de WhatsApp.

Textos: Tenha textos claros e com foco na comunicação dos problemas que o seu produto ou serviço resolve.

Fotos e vídeos: Use imagens ou vídeos atraentes, que ilustrem o produto ou serviço.

Prova social: Use depoimentos de clientes que já compraram de você e obtiveram resultados, mostre pessoas usando o seu produto. Use também informações sobre garantias ou selos de confiança (ex ISO, programas de qualidade).

Preços e condições de pagamento: Informações extremamente relevantes,deixe clara essas informações para o seu visitante.

Uma seção de perguntas frequentes: Mesmo com a finalidade de ser objetiva, a landing page pode responder as principais dúvidas que os clientes têm, seja do produto, entrega, pagamento entre outras.

Quando não usar uma landing page:

Não recomendamos o uso de landing page quando você pretende fazer a venda de mais de um produto, pode ser interessante considerar o uso de uma loja virtual.

O mesmo vale quando você quer divulgar muitos produtos e serviços em um só anúncio. O uso do site institucional é a melhor opção nesse caso. O mesmo vale para produtos e serviços muito complexos ou relacionados a área da saúde.

Integração com ferramentas de análise

Não esqueça de ter ferramentas para medir os resultados da sua campanha, o Google Analytics (ferramenta de estatísticas de acesso do Google) pode oferecer preciosas informações para melhorar a sua landing page. Se está fazendo campanhas no Google Ads ou Meta Ads, deve ter configurada as ferramentas que acompanham quem virou lead a partir do acesso dessas plataformas.

Por hoje, ficamos por aqui!

Se surgir alguma dúvida, pode ficar à vontade para entrar comigo ou com minha equipe.

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